CONSTROIWEB - DESENVOLVIMENTO WEB E TREINAMENTO ESPECIALIZADO PARA INTERNET

Pode fazer dropshipping na Shopee? Descubra e evite ser banido!

Você já se perguntou se é possível fazer dropshipping na Shopee?

O dropshipping é uma das maneiras mais fáceis de vender produtos online. Isso porque, ao contrário do e-commerce tradicional, dispensa a preocupação com estoque e entrega dos produtos — fica tudo por conta do fornecedor.

Se você não tem uma loja virtual e quer estar em um ambiente de alta visibilidade e, consequentemente, aumentar as vendas, a Shopee é o lugar perfeito. Basta ter um computador ou smartphone com acesso à internet e pronto: você consegue montar a loja no próprio aplicativo ou site.

Sendo assim, unir a facilidade do dropshipping com a plataforma Shopee parece perfeito. Mas será que é possível realizar essa prática no marketplace? Neste artigo, reunimos todas as informações sobre dropshipping na Shopee. Acompanhe!

Como funciona a Shopee?

A Shopee funciona como um marketplace de origem asiática. Nela, você encontra diversos tipos de produtos com preços variados e condições de frete grátis diferenciadas.

Foi fundada em 2015 e chegou ao Brasil em 2019. A plataforma possibilita que pequenos e médios empreendedores cadastrem e vendam seus produtos sem grandes complicações.

Para começar a vender na Shopee, você precisa criar o seu login para ter acesso à Central do Vendedor. Assim, você se tornará um dos lojistas desse marketplace — shopping virtual que reúne várias lojas em uma única plataforma com uma estrutura pronta para vender.

É permitido fazer dropshipping na Shopee?

Não é permitido fazer dropshipping na Shopee. Essa informação está clara em um artigo publicado na Central de Educação ao Vendedor da plataforma em junho de 2022.

Ou seja, o marketplace não é voltado para a prática de dropshipping, que consiste em vender sem ter um estoque próprio. Além disso, se um lojista tentar efetuar o dropshipping pela Shopee pode acabar sendo banido da plataforma ou receber pontos de penalidade.

Como fazer dropshipping na Shopee?

Como mencionamos, não é permitido fazer dropshipping na Shopee. Então, para não correr o risco de ser banido, o melhor mesmo é optar por criar sua loja virtual própria em uma plataforma completa e fácil de usar.

Assim, você monta seu e-commerce do zero e ainda tem a opção de integrá-lo com aplicativos que facilitam o dropshipping, como o Dropi, Nimble o Drop Nacional.

Outra opção, é realizar dropshipping em marketplaces, como o Mercado Livre e a Amazon. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a criação de uma loja virtual.

Entretanto, escalar as vendas usando o modelo dropshipping nesses marketplaces costuma ser difícil. Isso porque as plataformas têm foco na velocidade de entrega, então, anúncios com prazos rápidos costumam ser priorizados.

Como vender na Shopee?

Se deseja comercializar os seus produtos na plataforma, mas não sabe por onde começar, é só conferir o passo a passo abaixo:

1. Crie sua conta de vendedor na Shopee

O primeiro passo para conseguir vender na Shopee é fazer seu cadastro como vendedor pelo site ou pelo app do Brasil. Ao acessar a Central do Vendedor, você pode escolher se prefere se registrar com um CPF (pessoa física) ou com um CNPJ (pessoa jurídica).

A partir desse momento, você consegue acessar o perfil da sua loja para editar as informações. Então, você já pode adicionar produtos e criar os seus anúncios na plataforma. Confira o passo a passo:

  • Entre no site www.shopee.com.br e clique em cadastrar;
  • Adicione e faça a verificação do seu número de telefone e e-mail;
  • Entre na Central do Vendedor e finalize o cadastro;
  • Faça login com o seu nome de usuário que acabou de cadastrar com e-mail ou telefone;
  • Se optar pelo telefone, digite o número do “código de telefone do país” (para números brasileiros é +55);
  • Após acessar seu perfil, complete com os dados solicitados.

Agora você já pode escolher o nome da sua loja, que deve refletir a personalidade da sua marca. Depois, faça o upload de pelo menos cinco imagens e vídeos para identificar sua empresa.

Então, crie uma descrição básica para a sua loja e inclua informações importantes como a história da empresa, quais são os produtos vendidos, tempo médio de resposta do chat e frete.

2. Cadastre os produtos desejados na Shopee

Antes de anunciar os seus produtos na Shopee, leia a Política de Produtos Proibidos e Restritos. Assim, você garante que o anúncio concorde com todos os termos e condições de uso da plataforma.

Depois, é só seguir os passos abaixo:

  • Entre na central do vendedor;
  • Selecione os produtos;
  • Clique em adicionar um novo produto e preencha todos os dados: nome, categoria, descrição, estoque, preço e upload de fotos do item, conforme informado pelo seu fornecedor;
  • Configure os envios;
  • Salve o produto e publique seu anúncio.

3. Preste um ótimo atendimento ao cliente

Por fim, é imprescindível prestar um bom atendimento ao cliente para mantê-lo interessado em seus produtos e alcançar a fidelização.

Além disso, um tempo de resposta ágil faz toda a diferença para a satisfação dos clientes, principalmente nas compras online. Se possível, vale incluir um chat em sua loja para um contato mais próximo e rápido.

Por fim, não se esqueça de oferecer formas de pagamento variadas como boleto, cartão de débito, Pix e cartão de crédito com opção de parcelamento.

Afinal, vale a pena fazer dropshipping na Shopee?

Agora que você sabe que o dropshipping na Shopee é proibido, fica mais fácil decidir se essa é a melhor plataforma para o seu negócio. Como vimos, o marketplace não foi criado para essa finalidade — o que pode até mesmo gerar problemas na sua conta.

Se você quer vender pela internet sem dor de cabeça e automatizar o máximo de tarefas possível, a melhor opção continua sendo montar sua loja de dropshipping do zero.

Afinal, vale a pena fazer dropshipping na Shopee?

Agora que você sabe que o dropshipping na Shopee é proibido, fica mais fácil decidir se essa é a melhor plataforma para o seu negócio. Como vimos, o marketplace não foi criado para essa finalidade — o que pode até mesmo gerar problemas na sua conta.

Se você quer vender pela internet sem dor de cabeça e automatizar o máximo de tarefas possível, a melhor opção continua sendo montar sua loja de dropshipping do zero.

Fonte: https://www.nuvemshop.com.br/