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Por que ter um site? Como isso pode ajudar minha empresa?

Se você tem um negócio próprio e procura melhorar a visualização da sua empresa pela sua clientela a partir de um site de internet, está no lugar certo. Um website, seja para usar na venda de seus produtos, publicação de artigos referentes a funcionalidade deles ou até mesmo ambos e curiosidades, é uma ótima forma de alcançar novos potenciais visitantes e até mesmo aumentar a sua receita com vendas.

Mas como isso acontece? Separamos nesta página vantagens principais de ter um site para a sua empresa, como aumentar a confiança sentida pelas pessoas em relação ao seu negócio, facilidade em encontrar novos clientes, ampliar a sua empresa, aproveitar todas as oportunidades do marketing digital, bem como oferecer acessibilidade 24h.

Falaremos também, os diferentes tipos de sites existentes e suas recomendações para o seu tipo de negócio de forma personalizada, assim como as formas de gerenciar o seu portal da melhor maneira. Então, se você está em dúvida de como um website pode contribuir com o desempenho da sua empresa, leia o nosso artigo até o final para ficar por dentro de todas as dicas.

Quais as vantagens de ter um site para minha empresa?

Ter um site que ofereça os seus serviços pode te ajudar a aumentar a visualização da sua empresa pelos usuários, bem como as suas vendas e ainda acompanhar dados para te oferecer melhores estratégias. Veja a seguir os seus benefícios e como alcançar os seus objetivos da melhor forma.

Ele aumenta a confiança e segurança do seu negócio

Infelizmente, em meio a tantos golpes que existem na internet, os usuários deste tipo de conteúdo estão cada vez mais desconfiados ao acessar uma página e ainda efetuar a compra de um dado fornecedor.

Por isso, oferecer melhor visibilidade e também credibilidade nos seus textos transmitem uma maior confiança ao público. Então, criar um site com conteúdo mais claro, além de imagens que expliquem melhor os seus produtos ajudam a sugerir aos visitantes do seu site que a empresa é segura.

Maior oportunidade de ser visitada

Em um meio onde os canais digitais são altamente consumidos pelas pessoas, ter um site específico para oferecer os seus produtos faz com que um consumidor em potencial encontre os canais para contato e, por exemplo, possa prosseguir em sua jornada de compra.

Além disso, atualmente existem diversas outras lojas com produtos e serviços parecidos aos seus, então ter uma plataforma sua para publicar posts e fazer a sua propaganda com os diferenciais dos seus modelos oferecidos é ótimo para chamar a atenção do cliente e ainda possibilita que ele encontre uma forma de tirar dúvidas com um canal de contato referente ao seu catálogo.

Facilidade de encontrar possíveis clientes

A internet hoje é acessada por uma variedade de pessoas e implementar um site para o seu negócio, além de fazer com que os potenciais clientes se aproximem da loja e também tirem dúvidas em relação ao catálogo por meio dos canais de comunicação, também melhora a visualização dos seus produtos e ainda ajuda a fazer com que mais pessoas venham conhecer a sua loja e, assim, trazer mais visitantes à sua plataforma.

Uma estrutura virtual é essencial para que a sua empresa não se limite apenas ao público local, e consiga expandir o seu atendimento em todo o país. Esse investimento também contribui com o fortalecimento do nome da marca em uma grande escala.

Ampliação da sua empresa

Se a sua loja já possui um estabelecimento físico, implementar um site onde você possa publicar artigos e curiosidades que acercam os seus produtos oferecidos, ou ainda, que você decida vendê-los na nova plataforma digital, contribuem com a ampliação da sua empresa.

Criar um meio adicional de visita a sua plataforma, você também tem a possibilidade de atender pessoas que, sem o site, não teriam acesso à sua empresa, como clientes de outras localidades. A implementação de um sistema eficaz para o fornecimento de produtos e conteúdos de qualidade, bem como o contato com uma rede de transportadoras que fazem as entregas em variadas localidades fazem do seu site um canal de venda extremamente eficiente.

Maior oportunidades com o marketing digital

A maioria das pessoas hoje estão antenadas à tecnologia e utilizam muito o celular para ficar por dentro das notícias atuais e, inclusive, ofertas e promoções de lojas. E com a implementação de um site na sua loja, aproveitar as oportunidades oferecidas pelo marketing digital nunca foi tão fácil.

Você pode utilizar e se aproveitar das ferramentas das publicidades digitais que ficam disponíveis 24h por dia, 7 dias na semana, sem nenhum custo adicional por isso, então escolha usar um site para aumentar as suas ofertas de forma inteligente e versátil.

Além disso, você pode investir em valorizar a publicação de artigos de criação de conteúdo relevante, sempre se atentando para que haja valorização na geração de leads, aumento da autoridade da empresa, desenvolvimento de ações personalizadas de marketing e também se utilizando da gestão da jornada do consumidor quando este visita o seu site para que tenha o uso do marketing digital de forma eficiente.

Aumenta a possibilidade de vendas

Criar um site também auxilia sua empresa a aumentar as vendas, mesmo que os seus clientes não realizem a compra online. Isso acontece porque, no site, é possível divulgar todo o portfólio de produtos e serviços da sua empresa, de forma catalogada e completa, que torna para o seu público, mais fácil de entender como funciona o seu negócio.

Publicar informações e blogs relevantes também podem criar o sentimento de identificação do potencial cliente com a sua empresa. Você também pode separar um campo na sua plataforma para contar a história da marca e apresentar seus diferenciais para criar estratégias e atrair mais pessoas ao seu site e potencialmente fazê-las consumir os seus produtos.

Acompanhar dados para melhores estratégias

Acompanhar os dados fornecidos por um site onde você pode capturar o histórico de seus clientes facilita fazer negócios com eles futuramente, além de ainda mensurar dados como localização, idade, interesses e assim poder construir diferentes perfis de público que posteriormente irão contribuir em mais campanhas de divulgação dos seus produtos.

Todas essas estratégias também fazem parte do marketing digital, então é mais um motivo para você implementar um site na sua loja e fazer com que as suas vendas aumentem!

Efetividade contra a concorrência

Já comentamos diversas vezes que é inviável manter um negócio efetivo e que se aproveita de todas as oportunidades da internet, enquanto o seu negócio não utiliza as plataformas digitais, já que os seus concorrentes, que oferecem produtos similares, estão criando constantemente mais estratégias para conseguir atrair os seus clientes.

Com a implementação de um site na sua empresa, você vai poder destacar os diferenciais de seus catálogos, bem como o valor da sua marca, para que conquiste o público e obtenha uma venda mais efetiva contra os seus concorrentes.

Acessibilidade 24H

Uma plataforma digital oferece uma característica exclusiva que as lojas físicas não têm: a acessibilidade 24h. Isso quer dizer que, enquanto as lojas de bairro têm horários de abertura e fechamento comerciais, nos portais online da empresa, os clientes têm a liberdade de acessar quando precisarem e tirar as suas próprias dúvidas pelos canais de comunicação, que ficam abertos o dia inteiro.

Você também pode separar um campo no seu site com as perguntas e respostas mais comuns feitas pelos seus clientes, de forma que quando novos visitantes acessem a sua plataforma possam visualizar de maneira mais prática e rápida e tirar as suas dúvidas sozinhos.

Quais são os tipos de site existentes?

Você conhece todos os tipos de sites existentes? Separamos as explicações a seguir em relação aos modelos mais utilizados nas plataformas comerciais para chamar a atenção de mais clientes. Confira e saiba como escolher a opção ideal para a sua empresa!

Blogs

Dentro das estratégias do marketing de conteúdo, os blogs são amplamente utilizados de modo a oferecer algo útil ao internauta. Com uma narrativa mais simples e de forma que todos possam entender, o blog é redigido abordando temas explicativos e com o intuito de informar o visitante do seu site sobre diferentes assuntos.

Isso tudo sem necessariamente falar sobre o produto ou serviço propriamente oferecido pela empresa, em uma linguagem acessível. Assim, a tática tem como objetivo despertar o interesse do visitante pelo conteúdo, e formá-lo em um cliente em potencial.

Portais

Os portais são um tipo de site que tem como objetivo fazer o internauta visitar a sua plataforma de forma constante, uma vez que essas plataformas sempre mantêm se atualizando com notícias e acontecimentos novos, instigando o visitante a sempre voltar a acessar a sua página.

Uma estrutura amplamente utilizada pela seção de notícias, meteorologia, moda, culinária e outros assuntos diversos, os portais podem ser usados por diversos ramos do negócio para melhorar as vendas. É importante ressaltar, contudo, que administrar uma página repleta de informações não é fácil, então se você pretende utilizar essa estratégia em sua plataforma, recomendamos a terceirização do gerenciamento do seu site.

Site institucional

Este tipo de site funciona como um cartão de visitas on-line, isto é, tem como objetivo chamar a atenção e criar o interesse entre os visitantes que não estão familiarizados com o negócio. Com diferentes campos presentes na plataforma, o blog pode conter seções mais descritivas sobre a empresa, os produtos e serviços, com o intuito de explicar melhor como funcionam as suas mercadorias.

Usando-se amplamente o conceito e as estratégias do Marketing Digital, os sites institucionais têm sido implementados por muitas empresas para potencializar a divulgação dos seus produtos, bem como a venda deles.

Site dinâmico

site dinâmico é uma categoria que combina diferentes seções, sejam as institucionais, em blog ou até mesmo os portais em uma mesma plataforma. O uso desta estratégia contribui com o uso do marketing digital de forma mais eficaz, uma vez que a sua empresa não precisa se limitar a um só tipo de conteúdo ou forma de escrita, e consegue alcançar diferentes públicos com as publicações de seus artigos.

Site one page

Assim como o próprio nome sugere, os sites do tipo one page têm como objetivo reunir todo o conteúdo a ser publicado na sua plataforma em uma única página. Isso porque, ao resumir todo o conteúdo em um só lugar, podendo até mesmo ter seções subdivididas na própria home page, você consegue facilitar a leitura e a entrega do seu conteúdo a um público mais jovem.

Já acostumado com a rapidez dos veículos digitais. A implementação dos sites one page são recomendados para empresas que têm uma audiência jovem, uma vez que esse tipo de conteúdo é amplamente utilizado em redes sociais.

Como gerenciar um site?

Agora que você já viu sobre os diferentes tipos de sites, bem como as vantagens de se ter uma plataforma própria da empresa para publicar artigos relevantes às atividades do seu negócio, separamos abaixo algumas dicas que você deve seguir para que o seu site tenha um funcionamento mais eficiente. Confira!

Sempre mantenha o site atualizado

Manter um site atualizado é de extrema importância para qualquer setor do negócio e, se você costuma publicar artigos de conteúdos, garantir que os seus textos estejam sempre incrementados, é essencial para entregar conteúdos mais renovados e de primeira mão aos seus usuários, além de facilitar também a navegação na sua plataforma.

Para isso, você não pode deixar de contar com um PC mais potente e que garanta que alguns programas rodem com qualidade. Desse modo, o modelo ideal para sua empresa será aquele com excelentes ferramentas para gerenciar bem o seu site.

Deixe o site responsivo

Hoje em dia, muitas plataformas são sincronizadas a uma conta de e-mail, o que possibilita que você receba ofertas e até mesmo notificações de atualizações do seu site.

Produza conteúdos importantes

Parece um tópico simples, mas produzir conteúdos de maior relevância é mais complicado do que muitas pessoas pensam. Quem fica responsável por redigir os textos dos blogs ou portais, deve sempre procurar fazer levantamentos de assuntos e temas que estão de acordo com o interesse do público alvo da empresa.

Isto quer dizer que, você deve pensar na faixa de idade, gênero e outras características das pessoas que costumam consumir as suas mercadorias ou serviços para aumentar as chances de possíveis visitantes da sua plataforma realmente decidirem comprar o seu produto.

Mantenha o site otimizado

Contratar um profissional que realmente entenda de sistemas e estratégias SEO e marketing digital é de extrema importância para sempre procurar manter o seu site otimizado.

Um bom designer também pode contribuir com a configuração dos botões, de forma que eles impressionem o seu público, bem como mantenha o seu site sempre muito bem organizado e de uso intuitivo.

O site precisa ser seguro

Manter boas impressões aos seus clientes nunca é demais, e fazer posts que deixem claro que o seu site é uma plataforma segura e que evita vazamento de dados pessoais são extremamente necessários para conquistar a confiança dos seus usuários.

Plataformas de lojas digitais, principalmente se é possível fazer compras através do próprio site, coletam dados pessoais e até mesmo bancários do cliente, então nunca se esqueça de investir o seu tempo para se atentar a entregar esses tipos de conteúdo para os seus visitantes.

Cuidados com conteúdos duplicados

Parece um ponto mais óbvio, mas este problema tende a acontecer com uma certa frequência se a sua empresa costuma publicar uma quantidade até que considerável de artigos no seu dia a dia.

Ainda mais se a sua equipe responsável por redigir estes textos é composta por mais de uma pessoa. Publicar conteúdos duplicados tende a diminuir a qualidade dos artigos anteriores, então sempre busque manter os temas dos artigos separados e organizados em uma planilha onde todos os colaboradores consigam acessar e visualizar.

Utilização conjunta das redes sociais

A utilização do seu site, juntamente das redes sociais da sua empresa, como o Instagram ou Facebook, é uma ótima forma de manter os seus usuários ainda mais conectados com o seu negócio. Além disso, as redes sociais são ótimas para direcionar o seu público a acessarem a sua plataforma oficial, uma vez que muitos usuários se concentram na internet desta forma.

As redes ainda possibilitam uma resposta mais eficiente e contato próximo com o cliente, então, de qualquer forma, sempre procure colocar os links das suas redes no site e vice e versa, para que mantenha os seus clientes e internautas conectados aos seus conteúdos de forma completa.

Ter uma boa estrutura e praticidade de uso

Assim como comentamos nos textos anteriores, pensar praticidade e na usabilidade do seu site é um ponto muito importante quando estamos pensando no desenvolvimento de uma plataforma onde você vai redigir os textos de conteúdo e até mesmo vender os seus produtos.

Uma estrutura mais organizada e a implementação de um site com botões mais intuitivos ajudam a impressionar os seus usuários, bem como aumentar o tempo de navegação deles em alguns casos, o que pode te ajudar na conquista de mais possíveis clientes. Então, dê preferência a contratação de um profissional que entenda de design para desenvolver um site mais versátil e prático de usar.

Fonte: https://www.construsitebrasil.com/